Healthy Minds Program: a app gratuita para desenvolver um bem-estar integral

Bem-estar

 

Bem a propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, na sua newsletter Daniel Goleman sugere uma app, totalmente gratuita, que poderá fazer a diferença na forma como promovemos o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual. Até porque, hoje todos sabemos, que para estarmos bem, não basta estarmos saudáveis fisicamente. Somos um todo que precisa de ser holisticamente observado e respeitado.

Para Daniel Goleman, reconhecido como o pai da Inteligência Emocional, o bem-estar é uma habilidade que se aprende e é um pressuposto básico da inteligência emocional.

A app Healthy Minds Program foi desenvolvida pelo neurocientista e investigador da área do mindfulness Richard Davidson e pela sua equipa da Universidade de Wisconsin e assenta em 4 pilares que no conjunto promovem um bem-estar pleno. São eles:

Consciência: Estar presente. Treinar a mente para ficar mais calma e focada. Treino de meditação para fortalecer a atenção plena, foco e autoconsciência.

Conexão: Sentir-se conectado. Desenvolver habilidades para fortalecer a apreciação, gentileza e compaixão através do desenvolvimento de habilidades de conexão.

Insight: Ser curioso. Aprender como o nosso senso de identidade molda as nossas emoções e reações e praticar a auto-investigação para diminuir o stress e a reatividade emocional.

Propósito: Permanece motivado. Fortalecer os nossos valores e princípios e aprender habilidades simples para aplicá-los na vida quotidiana.

Para compreender melhor os conceitos subjacentes aos 4 pilares deste programa recomendo:

» Assistirem à TEDx de Richard Davidson How mindfulness changes the emotional life of our brains

» Ouvir a conversa entre Richard Davidson e Daniel Goleman no podcast Purpose: A Light in The Dark.

Por aqui já instalei a app e estou pronta para explorá-la. 😊

Liliana Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *