A corrida dos sapinhos – uma fábula sobre motivação

motivação

Desde cedo é essencial transmitirmos às crianças competências de desenvolvimento pessoal. Motivá-las com o acesso às melhores práticas de autoconhecimento e valorizar o que de melhor têm e são é meio caminho andado para que construam uma vida plena e feliz.

Ainda que pareçam muito pequenas é possível começar a construir pouco a pouco personalidades fortes, focadas, resilientes, destemidas, sonhadoras, confiantes, compassivas e autênticas.

As histórias infantis, pelo impacto que têm no imaginário de referência das crianças, podem ser neste caminho um preciso aliado.

A Corrida de Sapinhos – uma fábula de Monteiro Lobato que  descobri há pouco tempo e que a minha filha mais velha me pede de vez em quando para contar – ensina-nos que quando queremos muito algo há que manter o foco e acreditar que somos capazes, independentemente de todas as vozes contra que se cruzem no nosso caminho e as crenças que se instalam com o intuito de nos desmotivar.

Precisamos de ter coragem e determinação para atingir os nossos objetivos e alcançar os nossos sonhos.

Era uma vez…

…uma corrida de sapinhos. O desafio propunha que subissem uma grande ladeira. De ambos os lados uma imensa multidão assistia entusiasticamente à corrida.

No arranque da competição a multidão gritava:

– Não vão conseguir! Não vão conseguir!

Os sapinhos esforçavam-se mas pouco a pouco alguns não resistiam e abandonavam a corrida. A multidão continuava:

– Não vão conseguir! Não vão conseguir!

E os sapinhos, um a um, continuavam a desistir…

No final da corrida, todos os sapinhos desistiram… Todos, menos um que conseguiu, tranquilo e sem esforço, chegar ao cima da grande ladeira.

Eufórica a multidão queria saber como é que o sapinho tinha atingido aquele feito. Quando lhe foram perguntar descobriram que o sapinho não tinha ouvido nada do que diziam durante o decorrer da corrida. Afinal o sapinho era… surdo!

Liliana Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *