Já nasceu o ‘Emoções à flor da Mente’

Emoções à flor da Mente

Em nós existe uma energia latente, imensa, que nem sempre sabemos como fazer a sua gestão: as emoções.

Achamos tantas vezes que o que somos, o que é feito de nós e o que de nós fazemos, é uma fatalidade, ao abrigo de estados de espírito insondáveis e indomáveis, qual Gabriela ‘Eu nasci assim, eu sou sempre assim…’. Mas não é verdade, ou antes, não tem necessariamente de ser assim.

Somos o que construímos, em nós, para nós e para os outros, eventualmente por influência externa, mas sobretudo por força interna do que nos é incutido, do que aprendemos, das experiências que temos, do que enraizamos e do que conformamos ou superamos.

Porquê a gestão das emoções?

As emoções têm neste processo um papel fulcral. Mais do que o status social, a genética, as origens, a inteligência, o ambiente,… é esta gestão das emoções que nos assegura que construímos plenamente, por inteiro, em cada momento, seja ele bom ou mau, uma vida que vale verdadeiramente a pena ser vivida.

É essa gestão, com uso da consciência, que dita a desventura ou o sucesso em períodos críticos e mesmo naqueles que aparentam ser dias mais vulgares de cada existência.

Um propósito de vida

Comunicar acerca de gestão de emoções, de inteligência emocional, dos estados de espírito que nos assaltam a todos, do que nos incomoda, do que nos inspira, de como se materializam as emoções no nosso organismo (e o bem ou mal que lhe fazem), das descobertas nesta área, das abordagens que existem em esferas tão abrangentes como o desenvolvimento pessoal, a família, o trabalho, a sociedade, a saúde, a educação,… tudo isto, não é apenas algo com que me identifico. É um propósito de vida que procuro incorporar de uma forma saudável e consciente na minha vida, numa descoberta constante e entusiástica, que de tão desafiante que é, não poderia ficar contida em mim.

O conhecimento é um bem precioso. Partilhado enriquece-nos a todos. Tem o poder de nos mudar, melhorar, elevar.

Nuno Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *