Nãoooo!!!!! Essa era a última! (o drama, ou talvez não…)

Partilha

 

Há momentos que nos fazem verdadeiramente acreditar que estamos no bom caminho.

A B (6 anos) estava a terminar de jantar. Por sua vez, o pai, que já tinha terminado o prato principal, tirou da fruteira a última maçã verde que lá estava.

De repente a B grita desesperada:
– Pai!!!!!!!!!!

Ficamos a olhar para ela, sem perceber bem de onde vinha aquilo. Mas eis que ela pára… respira fundo… e, mais controlada, diz:

– Pai, essa é a última maçã verde que temos em casa. Eu estou a acabar e depois também queria comer essa maçã. Achas que podes cortá-la ao meio e guardar uma metade para eu depois comer?

Naturalmente que foi o que o pai fez. Mas não pudemos deixar de nos surpreender com a forma como ela geriu aquele momento.

Por várias vezes, em que reagiu intempestivamente a uma situação, lhe disse:
– Foca-te na solução. Não vale a pena chorares sobre o leite derramado. Quanto mais pensares no problema maior ele fica e menos capacidade tens de o resolver, porque estás a dar importância ao que realmente já não é importante.

Desta vez, ela, sem qualquer ajuda, foi capaz de se auto-controlar e focar a sua energia no que realmente importava: encontrar uma solução respeitadora para ambos os envolvidos.

Esta é a educação em que acreditamos e isto são (literalmente) os frutos de educar com firmeza e gentileza, com foco na solução. Porque se ensinamos com respeito, reciprocamente é respeito que vamos obter.

Focar na solução melhora o ambiente familiar e reduz as lutas de poder. Incentiva à cooperação e a ver o lado do outro, bem como, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e conflitos que as nossas crianças levam para o resto da vida.

Liliana Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *